• 29/10/2021
Fim de ano deve gerar cerca de 1,8 mil vagas temporárias no comércio, revela pesquisa do Instituto Fecomércio-DF

Pesquisa sobre Contratação de Mão de Obra Temporária no Comércio Varejista do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, mostra que 18,36% dos lojistas entrevistados têm intenção de contratar trabalhadores para suprir as demandas do Natal, principal data para o comércio em todo o País. O índice médio de contratação de funcionários por estabelecimento é de 2,26. Com isso, o setor deve ter um acréscimo de cerca de 1,8 mil postos de trabalho neste fim de ano.  A maioria das contratações deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro, de acordo com 63,83% dos comerciantes que confirmaram a intenção de reforçar o time de funcionários.

A coleta de dados foi feita entre os dias 29 de setembro e 11 de outubro de 2021. Foram ouvidos representantes de 512 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF. A abordagem aos lojistas foi estrategicamente direcionada aos diretores e gerentes dos estabelecimentos.

Além da medir a intenção de contração de trabalhadores, dado importante para o monitoramento da economia do Distrito Federal, a pesquisa também traz informações importantes sobre o motivo da não contratação, sobre a data de início dos trabalhadores selecionados, sobre as exigências para a contratação e, ainda, as possibilidades de contratação efetiva.

Ranking de segmentos

O segmento que mais deve convocar trabalhadores temporários é de eletrônicos, com média de 5 novos funcionários. Em seguida, padarias e confeitarias (4,5), bares, restaurantes, lanchonetes e supermercados (3,67) e papelarias e livrarias (3,5). Entre esses segmentos que mais têm representatividade nas vendas de fim de ano, o índice de intenção de contratação passa de 18,36 (geral) para 26,75%.

A pesquisa também mostrou que 69,34% dos comerciantes não pretendem contratar, e os 12,30% restantes ainda não se decidiram. O principal motivo para não contratar é já possuírem um quadro de funcionários suficiente, capaz de atender a demanda (40,91).

Os requisitos básicos para o preenchimento das vagas são comportamento proativo (24,78%), flexibilidade de horário (22,57%), experiência anterior (18,14%) e disponibilidade de tempo integral. Quanto às características comportamentais elencadas para o futuro funcionário, numa escala de 1 a 10, as cinco principais foram: cordialidade e respeito (9,96), pontualidade (9,93), saber ouvir (9,93), responsabilidade (9,91) e ética (9,91). Segundo o levantamento, 76,6% dos entrevistados têm a intenção de efetivar a contratação dos trabalhadores temporários.