• 01/10/2021
Fecomércio-DF marca presença no 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

Dirigentes sindicais do comércio de bens, serviços e turismo de todo o País estão reunidos na Serra Gaúcha em busca de soluções, melhorias e avanço para o setor. O 36º Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE), realizado em Bento Gonçalves (RS) entre os dias 29/9 e 1º/10, conta com a participação de 212 sindicatos de 26 Estados e do Distrito Federal.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, juntamente com a delegação formada por integrantes da Fecomércio-DF e presidentes de sindicatos da base, participam de uma programação de reuniões, palestras, painéis, talk shows, comissões temáticas e oficina sobre Negociações Coletivas. “É um congresso muito importante, ainda mais no atual momento em que estamos passando. Precisamos nos reinventar e buscar soluções para a retomada da nossa economia. Compartilhar experiências com pessoas de outros Estados nos trará grandes benefícios”, avalia Aparecido.

Na abertura do evento, o presidente do Sindilojas Regional Bento e do 36º CNSE, Daniel Amadio, falou que o Congresso é sinônimo de união. “Precisamos nos reinventar, sermos resilientes e nos adaptar ao novo momento, e foi o que fizemos. Mudamos quatro vezes a data deste evento, construímos um projeto de segurança alinhado com as normas vigentes sanitárias”, destacou. Amadio encerrou com a frase de John Adams: Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desapareceram e os obstáculos sumirem. “Tivemos paciência, tivemos perseverança e aqui estamos. Bom Congresso a todos”.

O presidente da Confederação, José Roberto Tadros, saudou a realização do evento por meio de um vídeo exibido no jantar de abertura do Congresso. “É uma grande honra participar de um evento de tamanha singularidade e relevância para fortalecer os sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo”, disse Tadros. “Apesar de adverso, esse período de pandemia ressaltou ainda mais o protagonismo sindical no cenário das relações de trabalhistas, inclusive com ações respaldadas pelo Judiciário, no trabalho hercúleo que foi realizado. Mais de 17 milhões de negociações coletivas foram pactuadas, superando até mesmo números do período pré-pandemia. A força do sindicalismo mais uma vez se sobressai durante um período de crise”, afirmou Tadros.

Durante os dias de congresso estão em debate temas como economia e comércio no Brasil, reorganização sindical. Houve ainda comissões temáticas sobre Comércio em Shopping Centers e Lojas de Rua; Concorrência do comércio informal e feiras itinerantes; Lei Geral de Proteção de Dados; Sustentabilidade financeira dos Sindicatos; Tecnologia a Serviço dos Sindicatos; e o Futuro do varejo e comércio eletrônico.