Redes sociais :
  • Adilson
  • 26/03/2021
Presidente Fecomércio-DF recebeu a Secretária do Turismo Vanessa Mendonça e a Secretária Executiva Meire Mota – da Sec. De Governo para apresentação do Projeto revitalização da W3

A Fecomércio-DF promoveu nesta quinta-feira (25) um encontro entre representantes do projeto de revitalização da W3 Sul. Entre estes, o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, a Secretária Executiva de Políticas Públicas do GDF, Meire Mota, e a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. A proposta das obras de urbanização é de remodelar da 502 a 516 Sul, além de revitalizar as três praças das entrequadras 700, inclusive a Praça 21 de Abril, que teve seu projeto original recuperado.

A urbanização conta com: sinalização, revitalização dos becos, ressignificação das bancas e quiosques, recuperação e troca de calçadas, arborização e paisagismo, e reorganização dos estacionamentos. Contudo, a ideia original de revitalização da W3 evoluiu de obras de urbanização e hoje abriga também políticas públicas de turismo, cultura e economia.

O projeto atual adota o Distrito Criativo, espaço de incentivo à cultura, ao turismo, esporte e lazer, além da potencial economia criativa. Meire Mota frisou que haverá um circuito de esporte e lazer, no qual não só o entretenimento será proporcionado, mas também trabalho e economia. Ademais, lembrou que o projeto Adote uma Praça tem melhorado muitos espaços públicos, incluindo becos, cuja segurança foi aumentada. Espera-se ainda que, como resultado de todas as ações citadas, haja a melhora da mobilidade urbana.

Em virtude do projeto Viva W3, o acesso à avenida aos domingos e feriados é restrito a pedestres das 6h às 18h, o que segundo Meire Mota, foi bem aceito pela comunidade, porém ainda está sem programação cultural devido ao lockdown.

Inspiração em Wynwood District

A Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, apresentou um projeto no qual utilizou como referência o Wynwood District, bairro em Miami, Flórida, EUA, que por volta de 2014 se transformou em um centro de arte com dezenas de galerias, restaurantes e bares interessantes e guarda alguma similaridade com os nossos “becos” brasilienses. Até a década de 1990, Wynwood era um bairro operário, porém após reformado, a região se tornou um polo de turismo criativo.

Vanessa explicou ainda, que será necessário enfrentar o velho embate entre o tombamento e o Graffiti, mas espera-se que o resultado final seja a obtenção de um espaço urbano de referência onde a comunidade local e até turistas possam desfrutar de lazer e cultura. Para isso contribuirá um painel na 507 Sul, feito por grafiteiros, com os rostos de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão, Burle Marx e Juscelino Kubitschek. Sobre essas iniciativas, o presidente José Aparecido falou que dará seu apoio por entender que são muito importantes para a comunidade, bem como para a cidade como uma referência cultural e turística.

Pular para o conteúdo