• 15/12/2020
Câmara das Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF promove palestra com Secretária Nacional da Família

A Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio-DF promoveu nesta terça-feira (15), palestra para as conselheiras com o tema equilíbrio, trabalho e família. “Temos como foco a projeção social e econômica da família, buscar o equilíbrio família-trabalho e o cultivo da solidariedade intergeracional”, disse a Secretaria Nacional da Família, no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Angela Gandra. O debate mostrou como conciliar responsabilidades familiares e profissionais para quem precisa garantir o sustento financeiro e, ao mesmo tempo, atender às demandas da família e tarefas domésticas.

De acordo com Angela Gandra, o programa busca promover as boas práticas que efetivamente conciliem alta produtividade e tempo de qualidade com a família, envolvendo a sociedade civil, sua organização e criatividade. “A pandemia trouxe novas experiências que podem ser benéficas, se convenientemente orientadas, destacando-se o foco na família. O programa também dará oportunidade para o compartilhamento e a promoção dessas práticas, que favorecem o fortalecimento de vínculos familiares e, necessariamente, o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou. Angêla elogiou o trabalho feito pela Fecomércio-DF por meio da Câmara das Mulheres. “A sociedade precisa da força da mulher em todos os aspectos. Parabenizo a Câmara das Mulheres por encorajar e auxiliar diversas mulheres em Brasília”, disse.

Outra ação prevista é o fomento do Selo Empresa Amiga da Família, que tem a finalidade de reconhecer publicamente as empresas que se mostram comprometidas com o equilíbrio trabalho-família. A cada biênio, nos anos ímpares, a Secretaria Nacional da Família (SNF) vai lançar um edital referente ao selo, que vai regulamentar o processo de inscrição, avaliação e divulgação dos resultados obtidos pelas empresas candidatas. O selo terá validade de dois anos, podendo ser suspenso caso os requisitos previstos deixem de ser atendidos. “Nosso objetivo é que essa prática seja reconhecida e divulgada”, disse Angela.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, participou do encontro e agradeceu a presença das conselheiras. Segundo ele, Brasília precisa da força empreendedora feminina. “Quando eu assumi a Federação pedi para a Beatriz Guimarães nos ajudar nessa missão de criar a Câmara das Mulheres Empreendedoras da Fecomércio, para desenvolver diversas ações. Beatriz faz um trabalho incansável. Começamos a descobrir que Brasília possui várias mulheres empreendedoras que lutam diariamente. São mulheres que participam efetivamente da economia da cidade, gerando emprego e renda e participando ativamente da política no DF”, destacou Maia. O presidente aproveitou a oportunidade para convidar todas as conselheiras a participarem do Natal Sempre Monumental, com formato novo em 2020. “Esse ano estamos distribuindo marmitas para comunidades carentes no Distrito Federal. Contamos com a ajuda de todas. Às vezes, não temos ideia do tanto de pessoas que precisam de somente um prato de comida”, disse Francisco Maia.

A presidente da Câmara das Mulheres da Fecomércio-DF, Beatriz Guimarães, explicou a intenção do debate e destacou a importância da família como bem mais precioso. “Durante a pandemia ficou claro o quanto a família é importante para todos nós. Agradecemos a presença de todas, principalmente por não termos perdido nenhuma conselheira durante a pandemia. O trabalho de cada uma é extremamente valioso”, disse Beatriz.

Sobre o programa

O programa entende que o equilíbrio trabalho-família é a situação em que uma pessoa consegue realizar as expectativas tanto no seu papel profissional quanto dentro da família ao negociar e compartilhar essas expectativas com aqueles que fazem parte de sua rotina. Para proporcionar essa integração, serão desenvolvidas ações de educação em equilíbrio trabalho-família, sensibilização e cursos voltados a gestores, trabalhadores e famílias, na modalidade presencial e a distância.

Premiação

Durante o debate, Angela também falou sobre o Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família. A iniciativa vai identificar, premiar e incentivar a disseminação de práticas organizacionais de equilíbrio trabalho-família que sejam eficazes, inovadoras e replicáveis por outras organizações. O edital referente ao prêmio também será lançado pela SNF a cada dois anos, mas nos anos pares. Por meio dele, serão regulamentados os prazos, processo de inscrição, avaliação a divulgação de resultados. Além disso, serão especificados temas, categorias e as modalidades que serão contempladas a cada edição. Poderão participar empresas privadas com sede, filial ou representação em território brasileiro e empresas estatais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Para mais informações: