• 16/11/2020
Odisseia digital

Francisco Maia
Presidente da Fecomércio-DF

HAL 9000: “Sei que não estive muito bem…
… mas tudo vai ficar certo de novo.
Pare, Dave.
Tenho medo.
Estou com medo, Dave.
Minha consciência está se esvaindo.
Estou sentindo.
Estou sentindo.Minha consciência está se esvaindo.”

Assim foi o diálogo final entre o astronauta Dave Bowman e o supercomputador HAL 9000, no filme Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick, produzido em 29 de abril de 1968. A magnífica máquina digital comandava sozinha uma nave espacial e, sabendo que ia matar toda a tripulação, contrariou as Leis da Robótica e enlouqueceu. O comandante não teve outro jeito: desligou HAL e matou o grande computador.

Pois bem, a capacidade dessa imaginária e potente gerigonça digital caberia hoje em um modesto celular.
A tecnologia muda o destino. Cinquenta anos se passaram da hipotética realidade do filme e hoje se constata que o ontem é a tecnologia de amanhã. Vivemos uma realidade que transformou o cenário humano em quase todos os seus aspectos. Medicina, engenharia, qualidade de vida, educação, produtividade industrial e comércio. Comércio, uma das maiores fontes do desenvolvimento da humanidade, está alicerçado no culto ao trabalho, no negócio, profícua negação do ócio – Nec-ocium.Como ninguém, o comércio está em processo de mutação na promissora atmosfera do mundo digital.

Essas mudanças são bem potencializadas para atingir suas metas de maneira rápida e melhor. Afinal, com a chegada dessa fantástica ferramenta de união entre o desejo e sua realização, a química digital mostrou ser a forma fulminante de organização. O mundo não se divide mais entre fortes e fracos, mas entre rápidos e lerdos. As modernas tecnologias de informação no mundo dos negócios se mesclam e se fundem.

A Confederação Nacional do Comércio corre em socorro ao desenvolvimento de seus membros ao facilitar o tema da transformação digital, na ordem do dia. Sabe que os principais objetivos a alcançar são as possibilidades de uma empresa que simplifica, flexibiliza e agiliza seus negócios. No passado, oferecer um produto melhor e mais barato era a fórmula infalível de sucesso. Essa equação simplória acabou.

A idade madura da prática digital atingiu seu ponto áureo em 2018, na medida em que as decisões ganharam o dia a dia dos capitães de empresa e as organizações desenvolveram suas técnicas digitais. Algumas percentagens soaram como mantras empresariais. A saber:

• 67% dos empresários já diziam que sua empresa não seria mais competitiva se não pudesse ser muito mais digital até 2020.

• 40% entendiam que capacitar funcionários com ferramentas digitais reduz os custos.

• 87% afirmavam que a digitalização é prioridade da empresa.

O e-commerce sofreu uma explosão. Segundo levantamento da Receita Federal, o volume de vendas no comércio eletrônico tem avançado demais nos últimos meses. De março a setembro, o faturamento real do e-commerce cresceu 45% em termos reais, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A quantidade de pedidos no varejo eletrônico, por sua vez, mais que dobrou no mesmo período com avanço de 110% na quantidade de notas fiscais emitidas. O volume de vendas do setor em setembro já acusava um ganho de 8,0% em relação à média do primeiro bimestre. É o que garante o economista sênior da CNC, Fábio Bentes.

No mundo existiram seres diferenciados que adoravam espicaçar a ciência da computação. Picasso, explosão de rabugice e alegria, cutucava: “computadores são inúteis, pois conseguem apenas nos dar respostas”. Onde o historiador Arnold Toynbee arremata, “tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida.”

Lamento informar, mas o mundo mudou. O espetáculo digital já invadiu nossas vidas. Como seres normais podemos dizer que já usamos tecnologias digitais no dia a dia, quase de maneira automática. Mas, como empresas, ainda não aproveitamos nem 1% de todo o potencial dessas tecnologias.

Diante de enormes metamorfoses, andar na contramão é loucura, pois na era da informação, ignorância é apenas uma equivocada e infeliz escolha. Ainal, como receitava o bom John Naisbitt, quando prescrevia a análise de tendências, a nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos.

Gostou das novidades desse ciclo mágico de inteligência? Então, esqueça. Tem coisa nova no prenúncio do amanhã: conheça a velocidade do 5G na Internet.

Prepare-se. Tudo que é novo, sempre é véspera do ontem.