• 01/09/2020
Sindicato das Farmácias participa de reunião com deputado Jorge Vianna para discutir piso salarial e convenção coletiva de farmacêuticos

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (31) uma reunião online, intermediada pela Fecomércio-DF, entre o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal (Sincofarma-DF) e o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos). O encontro foi para discutir sobre a ausência de um acordo coletivo, incluindo a falta de piso salarial para os farmacêuticos. Ao final da transmissão ficou decidido que nesta quarta-feira (2), às 10h, na Câmara Legislativa, a entidade empresarial vai se reunir com o Sindicato dos Farmacêuticos do DF (Sindifar-DF) para chegar a uma decisão.

O presidente do Sincofarma-DF, Francisco Messias Vasconcelos, destaca que é preciso existir uma convenção coletiva. “Eu sempre tive um bom diálogo com todos os segmentos. A questão é que não estávamos conseguindo chegar a um entendimento dos valores do piso salarial para fecharmos a convenção, que está vencida desde 2017. Enviamos diversas propostas para o Sindifar e não recebemos nenhuma de volta. Chamamos para reuniões, mas não chegamos a um acordo, inclusive com mediações do Ministério Público do Trabalho. Sempre procuramos a categoria para assinarmos uma convenção, pois é o melhor caminho, tanto para o patronal quanto para o laboral”, explicou.

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) tenta mediar o relacionamento entre as partes. “Posso ser o elo entre os sindicatos já que está ocorrendo dificuldades por falta de um acordo coletivo e piso salarial. Estou disposto como parlamentar a fazer com que se entendam e cheguem a um acordo justo. Proponho conversamos nesta semana e tenho a certeza de que vamos chegar a um entendimento”, disse Vianna.