• 20/08/2020
Sindicato dos Supermercados faz reunião com deputada Júlia Lucy para aperfeiçoar lei das sacolas plásticas

O Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sindsuper-DF), por intermédio da Fecomércio-DF, realizou na tarde desta quinta-feira (20) uma reunião online com a deputada distrital Júlia Lucy (Novo). O encontro foi para debater sobre a necessidade de adequações na Lei nº 6.322 de 2019, que proíbe a distribuição ou venda de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. Durante a transmissão, ficou decidido que no prazo de uma semana a entidade sindical junto aos empresários, com a participação da Fecomércio, encaminhará propostas para a deputada.

O presidente do Sindisuper-DF, Gilmar Pereira, abriu a reunião com alguns empresários do setor e falou do aprimoramento da norma, que ainda não foi regulamentada. “O modelo da lei atual praticamente inviabiliza o uso de sacolas e traz um impacto muito grande. Quando eu tiro qualquer opção a baixo custo do cliente de uma hora para outra eu deixo o consumidor na mão. A ideia é continuar oferecendo um item diferenciado de material renovável com preço de custo. Entendemos que se a sacola for grátis não haverá uma conscientização para gerar a redução de consumo. O que queremos é uma mudança de hábito”, explicou.

A deputada distrital Júlia Lucy (Novo), que é a relatora designada para aperfeiçoar essa lei, se colocou a disposição para acolher as demandas. “A nossa intenção é atender ao setor com uma inclinação para a liberdade de mercado, ou seja, as empresas se estruturem e se estabeleçam dentro de suas regras. Enxergamos a sustentabilidade de uma forma ampla, seja ambiental ou do negócio que gera emprego e renda. Vamos atuar juntos e aguardo as sugestões para o aprimoramento da lei”, citou.