Redes sociais :
  • Adilson
  • 15/07/2020
Investir no turismo interno pode ser uma solução para retomada do setor, avaliam especialistas durante live da Fecomércio

O diretor executivo do Canal Arte1, do Grupo Bandeirantes de Comunicação e ex-ministro do esporte e turismo no governo FHC, Caio Luiz de Carvalho, participou de uma live, realizada pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, nesta terça-feira (14), nas redes sociais da Federação. Durante a transmissão, Caio falou de sua experiência como ministro e da importância de inovação e criatividade. Ele também destacou a relevância de se investir no turismo doméstico. Segundo o ex-ministro, é preciso vender o Brasil para o brasileiro, ainda mais em tempos de pandemia, que dificulta a vinda de estrangeiros, assim como a saída de brasileiros do País.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, também participou da conversa, junto com a presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Claudia Maldonado. O consultor legislativo do Senado Federal, Alexandre Guimarães, foi o mediador da live. De acordo com Maia, os tempos estão mudando e o desafios estão cada vez maiores para o turismo. “Temos um desafio grande de tentar reerguer esse setor fundamental para a economia. Infelizmente ainda não temos perspectiva de retomada. Mas estamos aqui para tentar debater o novo normal, aprender, ouvir, discutir e trabalhar”, destacou Francisco Maia.

Caio começou a sua fala dizendo que o turismo vai superar esse momento, mas para isso, segundo ele, é necessário investir em criatividade e trabalhar bastante. O ex-ministro também falou um pouco sobre a história do turismo no Brasil, como a criação da Embratur, de câmaras setoriais e do Ministério do Turismo. Como objetivo de retomada da área, Caio destacou que é necessário valorizar o turismo interno. “O foco deve ser o brasileiro. O turismo perto, aquela pessoa que vai viajar de carro. Essa é a realidade agora”, explicou. “É preciso trabalhar com campanhas motivacionais, vendendo o nosso destino ao brasileiro, que é o grande cliente. Até porque é o momento do brasileiro ficar no Brasil”, salientou Caio. “O paulista, do interior do estado, por exemplo, é um turista interessante para qualquer destino. Ele gasta mais, quer conhecer mais. Temos que trabalhar esse turista que é de interesse para os hotéis, pousadas e restaurantes de todo o País”, concluiu.

A presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Claudia Maldonado, disse que essa é a hora de Brasília se posicionar como destino. Além disso, ela elogiou o trabalho da Câmara e da Fecomércio. “O presidente Francisco Maia é responsável por unir todo o setor privado do turismo, trabalhando com meta e foco. A Câmara de Turismo é um grande marco para o segmento, vamos continuar trabalhando”, disse Claudia.

Para ver todos os assuntos tratados durante a conversa, a live está disponível no Youtube da Federação: https://www.youtube.com/watch?v=ay0ZkcRvsgg

Pular para o conteúdo