• 03/02/2020
Veja você, Brasília

Por Francisco Maia

Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

No início da década de 80, o artista Oswaldo Montenegro criou o espetáculo Veja você, Brasília para expressar o seu pertencimento à capital federal. Na época, o musical revelou cantoras como Cássia Eller e Zélia Duncan. Ambas, além de grandes estrelas da MPB, também se tornariam ícones da cidade. Passados muitos anos, a vontade de cantar todas as maravilhas brasilienses permanece viva, sobretudo dentro do Sesc. Mais do que nunca acreditamos que é preciso mostrar o Distrito Federal além da política. Queremos divulgar a Brasília das pessoas, das relações humanas e de uma expressão única no mundo. E nada como um aniversário para deixar essa marca.

Como forma de homenagear a cidade e promover a cultura, que é uma das frentes mais importantes da nossa instituição, convidamos o músico Oswaldo Montenegro para dirigir e produzir um espetáculo comemorativo aos 60 anos de Brasília. O diretor nos premiou com um musical novo, com apenas duas cenas da apresentação antiga. Mantém o mesmo nome, de importância histórica, e a mesma filosofia: mostrar uma Brasília que o Brasil precisa conhecer e que é motivo de paixão e reconhecimento. O espetáculo é uma viagem na história. Do sonho de Dom Bosco aos tempos modernos, com todas as influências artísticas da capital, da periferia, do Clube do Choro, do rock brasiliense, da dança e do jazz.

Tem a participação virtual de Zélia Duncan, que narra a história, e de Milton Guedes no telão. O espetáculo apresenta ainda canções feitas pelo próprio Oswaldo Montenegro e por Renato Matos, Raique Macau, Ulysses Machado, Renato Russo, Beto Brasiliense e Herbert Vianna. Para completar, o elenco e a equipe técnica são daqui, em um mosaico de novos talentos e artistas renomados. A fase agora é de ensaios. Posso garantir que para a estreia, de 9 a 11 de abril, com apresentações gratuitas, Brasília ganhará um verdadeiro presente do Sesc-DF. O musical marcará não apenas os 60 anos da cidade, mas reafirmará o orgulho e a paixão de ser brasiliense.