• 16/01/2020
Câmara de Mulheres da Fecomércio e Associação dos Jovens Empresários firmam parceria para fomentar empreendedorismo

A Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio-DF e a Associação dos Jovens Empresários (AJE-DF) estabeleceram uma parceria para a realização de grandes projetos em 2020. A união das entidades criou duas frentes de ações focadas no desenvolvimento empresarial de jovens e de mulheres da cidade: a primeira delas é uma cooperação entre a Câmara e o núcleo de empreendedorismo feminino da AJE; a segunda ação é o programa Jovem Exportador, pelo qual ficou definido uma missão empresarial para a capital de Portugal, Lisboa, do dia 9 de fevereiro a 16 do mesmo mês. A missão conta com o patrocínio e apoio da Conaje, CACB e do Sebrae.

A missão visa a qualificar as empreendedoras participantes da Câmara e os empresários da Fecomércio-DF, criando um plano de internacionalização; imersão no mercado internacional; orientação de mercado e conhecimento da forma de trabalho em outros países. A presidente da Câmara de Mulheres da Fecomércio, Beatriz Guimarães, explica que essa é uma parceria inédita na cidade, com a liderança do presidente da Federação, Francisco Maia. “O presidente da Fecomércio sempre busca inovar, por isso estabelecemos essa parceria, com o objetivo de fomentar o segmento empresarial. O Programa Jovem Exportador é muito importante, tendo em vista o interesse que as empresárias da cidade têm despertado em internacionalizar os seus negócios. Essa parceria com a AJE será muito positiva para atingirmos os nossos objetivos”, disse Beatriz.

O presidente da AJE, Ronan Pires, diz que a parceria é de extrema relevância. “Sempre tivemos o desejo de formalizar essa parceria para fortalecer ações da AJE, ter o apoio técnico da Fecomércio em nossos projetos. Acredito que agora Brasília terá excelentes ações em conjunto de grandes entidades em prol do empreendedorismo”, disse Ronan. Sobre a missão empresarial, Ronan destaca que é uma experiência importante para quem quer internacionalizar a sua empresa. “Uma coisa é ter uma capacitação em sala de aula, outra é uma experiência no local, conhecendo a cultura e como um produto ou serviço pode se adequar fora do brasil. Ter essa vivência é mudar os paradigmas e criar uma base de informações”, conclui.

Em relação a parceria com o núcleo de empreendedorismo feminino da AJE, a presidente da Câmara, Beatriz Guimarães, acredita que terá um papel fundamental no investimento da cultura jovem brasiliense em criar negócios. “Vamos trabalhar para que Brasília veja a importância de empreender e pare de pensar apenas em fazer concurso. Queremos mostrar que elas podem realizar seus sonhos se tornando um agente empresarial da cidade. Precisamos oxigenar esse tipo de negócio”, ressalta Beatriz. A coordenadora do núcleo de empreendedorismo feminino da AJE, Cleide Benedito, diz que o trabalho é com a mulher que está no mercado e aquelas que buscam criar o seu negócio. “A ideia é trabalhar uma caravana por todas as regiões administrativas do DF para trazer essa mulher que queira monta a sua empresa e o seu negócio, fazendo com que ela cresça profissionalmente”, enfatiza Cleide.