Redes sociais :
  • Adilson
  • 19/08/2014
Intenção de consumo se mantém estável no Brasil

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve uma leve alta em agosto na comparação com julho, de 0,2% (120,8 pontos). Entretanto, na comparação anual (agosto 2013/agosto 2014) houve queda de 2,1%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O resultado dos últimos dois meses reflete uma estabilidade do índice, após quedas consecutivas desde janeiro deste ano. Para a assessora econômica da entidade Juliana Serapio, os juros mais caros, a alta na inflação e o endividamento do brasileiro contribuem para esse cenário. “Mesmo com a pequena alta na intenção de consumo, é necessário ressaltar que a percepção das famílias ainda não está recuperada. Acredito que essa melhora será mais lenta”, aponta Serapio.

A assessora econômica afirma ainda que em relação a situação atual e as perspectivas futuras da economia doméstica, a CNC revisa novamente para baixo a expectativa do volume de vendas do varejo de 4,5% para cerca de 4% em 2014. Já em relação a inflação, Juliana diz que o IPCA de julho ficou em 7,69%, porém ela acredita que talvez até o final do ano a inflação feche na meta do governo, de 6,5%. “Deve ficar por esse patamar, pois o grupo de alimentos e serviços está mostrando queda”, conclui a assessora da CNC.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo