• 23/05/2014
Comércio brasiliense tem alta de 1,68% em abril

As vendas do comércio brasiliense registraram alta de 1,68% em abril de 2014 na comparação com março. No setor de serviços, no entanto, houve queda de 1,29%. No acumulado dos últimos 12 meses (abr/13 x abr/14), comércio e serviços registraram aumento de 0,97%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

A alta no mês de abril foi puxada principalmente pelo segmento de Autopeças e Acessórios (11,20%) e Lojas de Utilidades Domésticas (7,30%). Em serviços, o recuo foi puxado pelo setor de Agência de Viagem (-2,48%) e Salão de Beleza (-2,38%). “Esse pequeno crescimento reflete o período de acomodação que o brasiliense está vivendo, no sentindo de acertar as contas já pendentes e evitar grande gastos. Além disso, em abril não houve nenhuma data comemorativa que fizesse o consumidor ampliar as suas compras”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Na análise por ramo de atuação, apresentaram destaques nas vendas do comércio em abril, na comparação com março, os segmentos de: Autopeças e Acessórios (11,20%) e Lojas de Utilidades Domésticas (7,30%). No setor de serviços, houve queda nas vendas nos segmentos de Agência de Viagem (-2,48%); Salão de Beleza (-2,38%) e Pet Shop (-0,47%). O único segmento que apresentou alta foi o de Autoescola (6,99%).