• 10/04/2014
Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais tem início em Belo Horizonte

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, criticou a alta carga tributária que incide sobre os empresários do comércio na noite desta quarta-feira, 9 de abril. Santana discursou na abertura do 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que está sendo realizado no Minascentro, em Belo Horizonte. “O empresário é duramente atingido pela adversidade dos impostos oriundos de estados e municípios”, afirmou Adelmir Santana. Ele ressaltou, também, que a substituição tributária elimina os benefícios de micros e pequenos empresários e que também representará um retrocesso da evolução estabelecida pelo Simples Nacional. “O Simples foi a reforma tributária que nós, empresários, governantes e parlamentares, não fizemos. E até esse sistema está ameaçado com esse modelo de substituição tributária, que se caracteriza como um retrocesso para o nosso país”, completou.

Representando o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, Adelmir Santana agradeceu a presença de todos e comemorou a realização da trigésima edição do Encontro Nacional de Sindicatos, que em 2014 passou a ser denominado Congresso. “Há 30 anos o Congresso reúne empresários, sindicalistas, juristas, buscando o intercâmbio de ideias, para promover o desenvolvimento do comércio. Sairemos daqui mais fortalecidos e preparados para vencer os desafios impostos ao comércio brasileiro de bens, serviços e turismo”, finalizou Santana.

A abertura do evento teve a presença do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, do presidente do Sindilojas-BH e anfitrião do evento, Nadim Donato Filho, do presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Carvalho, e do presidente do Sindilojas-SP, eleito patrono do evento, Ruy Nazarian.

Reuniões temáticas

Antes da abertura oficial, o 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais foi dedicado a reuniões temáticas separadas por grupos de assessores jurídicos, executivos e de comunicação e marketing. Em paralelo, também acontece a reunião de um grupo de representantes comerciais de todo o Brasil.

Nesta quinta-feira, 10 de abril, estão previstos painéis com o ministro de Estado Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e com o economista coordenador do Movimento Brasil Eficiente, Paulo Rabello.

O Congresso vai até amanhã, 11 de abril.

Fonte: CNC