• 18/03/2019
Esforço Conjunto

Francisco Maia, Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

O setor produtivo brasiliense está em busca de uma atuação conjunta no Distrito Federal. O ano de 2019 deve marcar não apenas o início de novos governos, mas uma era de maior aproximação entre as entidades representativas da capital da República. Essa união de esforços é necessária para fortalecer o nosso ambiente econômico, aumentar a competitividade das empresas e atrair novos investidores para o DF. Além disso, esperamos reforçar as parcerias com foco na sociedade, por meio de ações voltadas para a qualificação profissional dos trabalhadores, assistência social da população e defesa de Brasília.

O primeiro passo nessa direção foi dado recentemente em um encontro entre a Federação do Comércio, a Federação das Indústrias (Fibra) e o Sebrae local.Eu, o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e o superintendente regional do Sebrae, Valdir Oliveira, nos comprometemos em estabelecer parcerias, através do Sesc, Senac, Sesi, Senai e Sebrae, com o intuito de promover palestras e novos projetos para melhorar a qualidade de vida de empresários e trabalhadores. Também programamos a realização de mutirões de educação, saúde, cultura e empreendedorismo. E criaremos um observatório do Sistema S para monitorar políticas públicas na capital federal.

Também me reuni com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Carlos Magalhães Pinto, e discutimos um projeto de revitalização das quadras 511 e 512 da W3 Sul. O projeto, de autoria da CDL com o apoio da Fecomércio e de outras entidades, pretende reorganizar os estacionamentos, criar um plano de paisagismo, revitalizar os becos e melhorar a infraestrutura subterrânea. O foco inicial será nessas quadras, por elas terem uma maior concentração de lojas do varejo, mas a ideia é ter posteriormente um projeto voltado para toda W3 que possa ser abraçado pelo governo. Acredito que parcerias como essas devem ser permanentes e ajudam a população de Brasília.