• 12/03/2014
Número de endividados cai no DF em fevereiro

O percentual de famílias brasilienses endividadas recuou pela segunda vez seguida no ano de 2014. Em fevereiro, mais de 2,4 mil famílias deixaram o montante de endividados na capital do País, um declínio de 0,4%. O número de famílias no DF com algum tipo de dívida passou de 601.652 (81,3%) em janeiro para 599.166 (80,9%) em fevereiro. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Na comparação com o mesmo período do ano passado o índice de endividados teve recuo de 2,7%. De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, os dados mostram que os candangos começaram o ano evitando novas contas. “Vale ressaltar que, além da redução na oferta de crédito, os brasilienses estão mais interessados em renegociar pagamentos em atraso. Isso porque a renegociação de dívidas promove uma redução no número das pessoas que acreditavam ter uma conta impagável”, explica Adelmir Santana.

Apesar da queda, o número ainda é superior a média nacional. Em fevereiro, a média de famílias com contas em atraso em todo o Brasil foi de 62,7%. Do total de famílias endividadas no DF, 88,4% se disseram comprometidas com o cartão de crédito.