• 12/02/2019
Sistema Fecomércio e governo do DF preparam termo de cooperação para futuras parcerias

Reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho, e com o secretário de Fazenda, André Clemente

Representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Sistema Fecomércio-DF se reuniram na tarde desta terça-feira (12), no Palácio do Buriti, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho, e com o secretário de Fazenda, André Clemente, com o objetivo de aproximar o Sesc e o Senac do GDF. O objetivo é construir um termo de cooperação técnica entre as instituições e o governo local. A parceria foi alinhada entre o presidente da CNC, José Roberto Tadros e o governador do DF, Ibaneis Rocha, na semana passada.

Nesta terça-feira (12), representantes do Sistema Fecomércio-DF e do governo discutiram termos da parceria que será feita com o Sesc e com o Senac e auxiliada pela Fecomércio.

“Queremos proporcionar uma aproximação com o Governo de Brasília no sentido de colocar à disposição do GDF os serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac”, disse o presidente da Fecomercio-DF, Francisco Maia. Segundo Maia, o acordo servirá para que as instituições reúnam esforços, colocando à disposição do governo a estrutura e instalações do Sesc e do Senac. O vice-presidente administrativo da CNC e presidente do Conselho Regional do Senac-DF, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, foi um dos responsáveis por alinhar a parceria. Ele participou do início da reunião desta terça-feira e na semana passada também esteve com Ibaneis Rocha.

Andre Clemente confirmou o apoio do governo à Fecomércio-DF dizendo que a melhoria do ambiente econômico do Distrito Federal se alinha com o objetivo traçado pelo Executivo em apoiar o setor produtivo. O secretario elogiou Francisco Maia pela iniciativa de aproximação entre o setor e o governo local. “Durante a campanha o governador sinalizou que ia se comprometer com o setor produtivo. Com o Francisco Maia à frente da Fecomércio nossa relação certamente será fortalecida”, disse.

Presidente da Fecomércio, Francisco Maia.

Durante a reunião, André Clemente reiterou que nada no governo será feito antes de ser discutido. “Não vamos fazer nada para o setor produtivo sem que seja discutido com todos. Essa conversa é fundamental”, explicou. Segundo Francisco Maia, é preciso que governo e setor andem alinhados. “O setor produtivo precisa andar com o governo, tendo em vista que representamos 93% do PIB privado”, disse.

Durante a reunião, Francisco Maia lembrou que a Fecomércio-DF conta com o apoio imprescindível da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Há uma disposição muito grande por parte da CNC de fazer com que a nossa estrutura, do Senac e do Sesc, fiquem à disposição do governo”, explicou.

Também participaram da reunião o diretor regional do Sesc-DF, Francisco Campelo, e o diretor regional do Senac-DF, Eládio Asensi. Ainda estavam presentes Guilherme Reinecken, chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano do Sesc-DF; Márcia Neves, chefe de Divisão de Orientação Social do Sesc-DF; Elidiane Domingos Bassan de Lima, coordenadora do Senac-DF; Gustavo Henrique Guimarães, diretor da Divisão de Educação Profissional do Senac-DF; Jorge Amaury Nunes, coordenador da Fundação Universidade Aberta do DF e Rose Rainha, diretora de Administração e Finanças do Sebrae-DF.