• 03/02/2014
Comércio divulga manifesto contra violência

Representantes do setor produtivo de Brasília discutiram nesta sexta-feira (31), na sede da Federação do Comércio do DF, a crise na segurança pública da cidade. Somente no mês de janeiro foram registrados mais de 100 incidentes criminosos nos setores de bares e restaurantes, 92 em farmácias, 60 em supermercados e cerca de 130 em postos de combustíveis da capital do País.

Durante a reunião, foi elaborado um manifesto com várias propostas do empresariado que serão encaminhadas ao governador Agnelo Queiroz. Uma delas é a convocação da Forca Nacional de Segurança Pública para dar apoio ao Distrito Federal caso persista a operação tartaruga da Polícia Militar. “O que inibe a criminalidade é o policiamento ostensivo. Os empresários estão com medo que suas lojas sejam assaltadas e algo de pior aconteça com um cliente ou funcionário. O bandido hoje tem mais liberdade do que o próprio cidadão”, lamentou o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.

De acordo com o empresário José Fagundes Maia, dono de uma rede de supermercados, nos últimos anos a empresa dele sofreu com uma onda de assaltos nunca vista antes. “O meu mercado foi um dos primeiros a abrir 24 horas, mas estou pensando em fechar por causa da criminalidade. De um tempo pra cá os assaltos aumentaram consideravelmente”, afirma José Fagundes Maia.