• 21/01/2014
Número de endividados diminuiu no DF

Houve uma diminuição de 1,6 mil endividados em todo o Distrito Federal em dezembro de 2013. O montante passou de 611.687 em novembro, para 610.012 no último mês do ano. O percentual de famílias com algum tipo de dívida na capital do País foi de 82,4%, índice menor do que o registrado no mês anterior (84,6%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

O grande gerador de dívida continua sendo o cartão de crédito. Do total dos endividados, 87% disseram que estão comprometidos nessa modalidade. Porém, o índice teve queda de 0,4% em dezembro. Dentre as famílias com contas em atraso, 48% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 42,4% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Do universo de endividados, apenas 4,6% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que os brasilienses têm optado por renegociar e quitar as dívidas ao invés de buscar o crédito. “Apesar da leve queda no número de endividados no último mês do ano passado, os dados revelam que no decorrer de 2013 o crédito destinado ao consumo sempre esteve em evidência como o principal causador de dívidas dos brasilienses”, afirma Adelmir.