• 02/12/2013
Festival de curtas em Brasília

O segundo festival de Curta-Metragem de Brasília ocorreu de 28 de novembro a 1º de dezembro gratuitamente, no Cine Brasília, na 106/107 Sul. Neste ano, o festival trouxe ao público candango 70 curtas-metragens de todo o país, sendo seis sessões competitivas, sete mostras paralelas, oficinas e debate com os realizadores, totalizando cerca de 15 horas de programação em destaque.

Nesse ano, o Festival ganhou dimensão internacional, com uma mostra de dez curtas-metragens franceses, em parceria com a Embaixada da França. Os filmes nunca tinham sido exibidos no Brasil. Outra novidade do evento foi a mostra de videoclipes só de bandas brasilienses com a exibição de nove vídeos.

O vice-presidente do Sindicato das Empresas Vídeolocadoras do Distrito Federal (Sindevídeo-DF), Alexandre Machado Costa, afirma que Brasília é uma grande produtora audiovisual no País.”O problema é que faltava janelas para a exibição desses curtas e este projeto chegou para ficar. O objetivo é que ele vire um evento oficial no calendário não só de Brasília, mas de todo o País”, afirma Costa. Segundo ele, 497 filmes foram inscritos no festival de 23 estados mais o DF. Os filmes selecionados concorreram a mais de 10 prêmios e troféus.