• 31/10/2013
Taxa de Desemprego diminui em Brasília

A taxa de desemprego no Distrito federal passou de 12,3% em agosto para 12% em setembro de 2013, registrando uma queda de 0,3%. Já o rendimento médio real dos ocupados, residentes na capital federal, aumentou 2,8% no nono mês do ano e passou a equivaler R$ 2.347. É o que mostra a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada na quarta- -feira (30) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese).

Ainda que a queda seja relativamente baixa, a possibilidade de agravamento do desemprego no DF nos últimos meses do ano é baixa. A tendência é que a taxa diminua até 2014. “Brasília é uma cidade de oportunidades. Aos poucos, a geração de emprego e renda, junto com a disseminação do saber, vai transformando positivamente a realidade do DF”, diz o presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana.

O estudo também mostra que a taxa de ocupação no DF aumentou 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Ampliando a análise, observou- -se que o nível ocupacional no Comércio e Reparação de Veículos, em todo País, aumentou 4,9%, passando de 3.875 trabalhadores, nas sete regiões pesquisadas em agosto, para 3.926 em setembro. Já o setor de Serviços apresentou queda de 0,9%. O contingente de autônomos também apresentou alta e registrou aumento de 1,3% de trabalhadores em todo Brasil.