• 23/10/2013
Comércio registra queda em regiões do DF

A maioria das regiões administrativas do DF registrou queda nas vendas do comércio no mês de setembro na comparação com agosto. A área que engloba as cidades do Cruzeiro, Setor de Indústria e Sudoeste teve a maior baixa, com uma retração de 2,52% nas vendas, seguida pelas cidades Paranoá, Sobradinho e São Sebastião (-2,8%), e Candangolândia, Guará e Núcleo Bandeirante (-1,87%). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio, com o apoio do Sebrae-DF.

Na opinião do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, esse resultado era esperado para o nono mês do ano. A estagnação da economia e a falta de uma data comemorativa em setembro também contribuíram para queda. “Os dados mostram que as famílias do DF estão gastando menos neste período”, diz Adelmir. Ele lembra também que a greve dos bancários, realizada durante o mês de setembro foi um problema para o comércio. “Os correntistas enfrentam dificuldades para movimentar as suas contas e efetuar compras, o que prejudicou o índice de vendas na maior parte das cidades do Distrito Federal”, completa Adelmir Santana.

As cidades de Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires e Águas Claras também registraram retração e apresentaram queda de -1,35% no mês de setembro do ano de 2013.

Foto: Cristiano Costa