• 09/09/2013
Parabéns ao Sesc

O Serviço Social do Comércio completa 67 anos de atividades nesta sexta-feira. Mais do que uma data simbólica, é um marco para o Brasil. Desde 1946, a instituição procura cuidar do comerciário, da família desses trabalhadores e dos brasileiros mais carentes. Essa é uma missão realizada, principalmente, por meio da educação, da saúde, da cultura e do lazer. Hoje, o SESC está presente em todos os estados e seus programas alcançam, inclusive, localidades onde o governo não costuma chegar. Em homenagem a essa história, a Câmara dos Deputados realizará no dia 16 de setembro, segunda-feira, às 10h, uma sessão solene pelo aniversário do SESC e pelas parcerias realizadas entre a Casa Legislativa e a instituição no DF.

A iniciativa da sessão foi do deputado paulista Roberto de Lucena (PV). Como presidente do Conselho Regional do SESC no DF, recebi a notícia com muita satisfação. Primeiro, pela importância do Serviço Social do Comércio. O SESC se tornou uma referência no País em programas de combate à fome, de incentivo à cultura, de atenção a pessoas na terceira idade, de inclusão digital e de educação, entre tantos outros. Segundo, porque a parceria com a Câmara s beneficia milhares de trabalhadores do Comércio brasiliense. Desde 2004, o SESC oferece projetos nas áreas de educação e cultura para atender em torno de cinco mil comerciários que trabalham nas áreas de vigilância, asseio e conservação dentro do Congresso.

Entre os diversos projetos que foram executados com a Câmara dos Deputados estão a formação de 1,6 mil jovens e adultos, a prestação de quase 5 mil atendimentos nas áreas de saúde e odontologia e a realização de 115 iniciativas culturais como exposições e lançamentos de livros. Paralelamente a isso, somente no ano de 2012, foram prestados 23,5 milhões de atendimentos em todo o Distrito Federal. Por tudo isso, esse aniversário simboliza mais do que uma marca de 67 anos. É uma marca de responsabilidade social.

Publicado originalmente no Jornal de Brasília 09/09/2013

Brasília, 09 de setembro de 2013.

Adelmir Santana – Presidente da Fecomércio-DF, entidade que administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no Distrito Federal.