• 05/09/2013
DF tem mais endividados em agosto

O percentual de famílias brasilienses endividadas em agosto de 2013 foi de 84,3%. Essa porcentagem equivale a 624.506 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. O índice é maior do que o registrado em julho (82,9%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

Houve um aumento de mais de 10 mil endividados no DF na comparação de agosto com o mês anterior. O montante passou de 613.877 para 624.506. Segundo o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, os percentuais de famílias brasilienses com dívidas e contas em atraso e sem condições de pagar também apresentaram elevação nas bases de comparação mensal. “Esse aumento no endividamento das famílias brasilienses foi consequência do maior uso do cartão de crédito no mês de agosto, principalmente nas classes C, D e E”, explica Adelmir. “O cartão deve ser usado como um facilitador e não como uma forma de financiamento das compras”, adverte. O maior vilão dos brasilienses continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 91,6% disseram estar comprometidos nessa modalidade.