• 04/09/2013
Sindauto quer biometria nas autoescolas

O presidente do sindicato das Auto e Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores do Distrito Federal (Sindauto-DF), Francisco Joaquim Loiola, se reunirá nesta quarta-feira (4), às 15h, com o novo diretor-geral do Detran-DF, Albano de Oliveira, para discutir assuntos de interesse da categoria, como o credenciamento para abertura de novas autoescolas e a implantação da biometria no DF. O sistema biométrico servirá para fazer o controle de ponto dos estudantes nas aulas práticas de direção. Com a biometria, o candidato a motorista deverá registrar sua presença no início, meio e término das aulas, por meio do leitor, a partir da digital do polegar direito.

Loiola relata que o novo sistema de controle de presença nas autoescolas estava marcado paras ser implantado em julho deste ano. Porém, até agora a proposta não saiu do papel. “Atualmente, temos uma falha no sistema: a maioria dos alunos não cumpre as 20 aulas de direção obrigatória. Com a implementação da biometria, nós poderemos acompanhar todo o processo com mais segurança. Mas devido a troca de diretores do Detran, ocorrida em 7 de agosto, o prazo se esticou e nós queremos programar uma nova data”, afirma Loiola. Ele lembra ainda que neste encontro também será discutido o credenciamento para abertura de novas autoescolas. “O número de estabelecimentos cresce a cada dia e precisamos ter uma fiscalização maior do Detran”, destaca.

Foto: Cristiano Costa