• 26/08/2013
Feirantes reclamam de Shopping Popular

O Shopping Popular de Brasília, localizado ao lado da antiga Rodoferroviária, foi inaugurado em 2008 com a promessa de alojar os vendedores ambulantes que ficavam espalhados no centro da cidade. Porém, o projeto não ganhou incentivos suficientes do governo para atrair público. Resultado: feirantes insatisfeitos. Das 1,7 mil lojas construídas, apenas 700 estão ocupadas.

O presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do Distrito Federal (Sindvamb-DF), Bartolomeu Gonçalves Martins, afirma que a desativação da Rodoferroviária prejudicou ainda mais a situação do Shopping Popular, afastando possíveis clientes. “O ambulante só fica no lugar que tem gente, como agora o local não tem público, ele precisa garantir o sustento da família e por isso acaba voltando para as ruas”, aponta Martins. Ainda segundo ele, os Shoppings Populares de Ceilândia e Gama também estão em situação difícil, nem tanto pela falta de público, mas sim pelas limitações da estrutura física do local.

O Shopping Popular tem 20 mil metros quadrados, loteado em 1,7 mil lojas e com capacidade de estacionamento para 1.375 carros. Todos os boxes foram construídos com medida padrão de quatro metros quadrados. A obra custou R$ 21,5 milhões e foi construída pela Via Engenharia, que na época venceu a licitação.

Foto: Cristiano Costa