• 05/07/2013
Cesta básica no DF apresenta alta em junho

A cesta básica no Distrito Federal apresentou alta de 2,87% no mês de junho na comparação com maio. Os dados são da pesquisa da Cesta Básica no DF, divulgada nesta quinta-feira (4), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O custo da cesta para os consumidores passou de R$ 303,37 em maio, para R$ 312,09 na média do sexto mês do ano, que foi marcado por apresentar o maior valor desde o ínicio da série histórica.

O tomate foi o item da cesta com maior aumento de preços nas prateleiras dos supermercados de Brasília, com 20,88% a mais que o mês de maio. Seguido dos preços da batata (17,53%), da farinha (8,66%), da manteiga (4,55%) e do feijão (3,38%).

O presidente do Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sindsuper), Antônio Tadeu Perón, afirma que a alta nos preços dos artigos que compõem a cesta básica neste período é normal pela sazonalidade. “O período de chuva irregular atrapalha a safra do tomate e da batata, além do feijão e do arroz, que também sofreram um pequeno aumento. A inflação é outro fator que ajuda a elevar o preço. No próximo mês, porém, os alimentos citados devem voltar ao patamar normal”, explica Perón.

As reduções mais expressivas, em valores, foram registradas nos preços da banana (-10,49%), do açúcar (-6,19%) e da carne (-2,49%).

Foto: Arquivo