• 29/05/2013
Comércio do DF fica estável no mês de abril

As vendas do comércio brasiliense registraram leve alta de 0,10% em abril na comparação com março e as vendas do setor de serviços tiveram uma queda de 2,59%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

“Esse pequeno crescimento reflete o período de acomodação que o brasiliense está vivendo, no sentindo de acertar as contas já pendentes e evitar grande gastos. Além disso, em abril não houve nenhuma data comemorativa que fizesse o consumidor ampliar as suas compras”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Apresentaram queda nas vendas do comércio em abril, na comparação com março, os segmentos de Floricultura (-15,91%); Livraria e Papelaria (-13,97%); Óticas (-6,98%); Mercado e Mercearia (-4,22%); Informática (-2,29%) e Autopeças e Acessórios (-0,24%). Os principais aumentos nas vendas ocorreram nos seguintes segmentos: Tecidos (12,98%); Moveis e Decorações (9,19%); Material de Construção (6,76%) e Bar, Restaurantes e Lanchonetes (1,30%).

No setor de serviços, apenas o segmento de Salão de Beleza apresentou alta (0,22%) em abril na análise com o mês anterior. Foram consultadas 700 empresas, sendo 593 do comércio e 107 de serviços.

Foto: Cristiano Costa