• 18/05/2013
Estádio Nacional é inaugurado e está pronto para abertura da Copa das Confederações

A cerimônia de abertura do Estádio Nacional Mané Garrincha começou com o pontapé inicial dado no meio de campo da nova arena brasiliense pela presidente da República, Dilma Roussef, que estava acompanhada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, também esteve presente na solenidade oficial de inauguração, neste sábado (18), e ressaltou a importância do novo estádio dar retorno para a população, devido ao alto custo investido.

“É uma obra de prioridade questionada, será preciso, também, investir não apenas em equipamentos de alta tecnologia, mas em pessoas e qualidade de trabalho. É necessário visar que precisamos deixar a marca de bom atendimento e serviços”, ressalta Adelmir Santana.

Durante a coletiva de imprensa, a presidente do Brasil, Dilma Roussef, elogiou o serviço feito por mais de 14 mil trabalhadores, durante os mais de três anos de obra. “Alguns pessimistas afirmaram que não iríamos conseguir realizar a construção dos estádios a tempo da copa das confederações, porém, o que estamos vendo é outra realidade. O mérito é dos trabalhadores que muitas vezes trabalharam 24 horas por dia. O resultado é uma arena moderna e sustentável”, elogiou a presidente, que também enalteceu a beleza do estádio brasiliense.

Em seu discurso, o governador Agnelo Queiroz citou o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, quando o tema abordado foi mão de obra e legado da Copa. “Durante discussões sobre a Copa do Mundo, Adelmir Santana, sempre bateu na tecla do legado da geração de empregos. É um assunto importante e o GDF está trabalhando para que essa grande oportunidade abra várias portas positivas para Brasília”, destacou Agnelo, que disse, ainda, que o GDF vem realizando obras para melhoria na mobilidade urbana, na infraestrutura turística e na qualificação de serviços de segurança para a realização de grandes eventos na cidade.

Entre os projetos do governo estão as novas calçadas com acessibilidade no Eixo Monumental, nos Setores Hoteleiros Norte e Sul e uma interligação para veículos entre a W4 e a W5 Sul. Além da revitalização da área central de Brasília, em um raio de 3km do estádio.

A Solenidade de inauguração contou com um esquema especial de fiscalização que servirá como primeiro teste para o jogo de abertura da Copa das Confederações, em 16 de junho. A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Agência de Fiscalização (Agefis), com o apoio de policiais militares, cobriram um raio de 2km ao redor da arena para evitar a ação de ambulantes desautorizados.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMS), Ricardo Azêvedo e Luiz Fernandes, secretário executivo do ministério do Esporte, também acompanharam a cerimônia.

Foto: Cristiano Costa