• 25/02/2013
A importância da marca para o negócio

Ser empreendedor exige decisões e escolhas de várias naturezas. Entre elas, a escolha de uma marca. É ela que estará em todo o processo produtivo do negócio e influenciará o resultado do empreendimento. Um logotipo precisa reunir simplicidade e capacidade de comunicar o que se deseja. Isso porque deve ser reproduzido tanto nos papéis institucionais da empresa como no bordado da camisa dos funcionários, em folders, na web ou em vídeos, por exemplo.

Dessa forma, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal e o Instituto Fecomércio encerraram 2012 com novas marcas institucionais. A nova marca traz a ideia de modernidade e inspiração, trabalhando a imagem de uma asa, que simboliza a liberdade e a capacidade de alçar voos cada vez mais altos.

A asa é parte da figura de Mercúrio, considerado o deus do comércio na mitologia romana, e representa o futuro e a transformação que a entidade promove por meio de seu trabalho. Com a nova identidade – criada pela agência Packaging Brands –, a CNC, as federações filiadas, o Sesc e o Senac passam a ter imagem única, consolidando, assim, a atuação do sistema. A fonte do nome Fecomércio também foi alterada com o intuito de reforçar a marca, a responsabilidade e a solidez da instituição, que, em 2013, comemora 43 anos de atuação no DF.