Redes sociais :
  • Adilson
  • 28/01/2013
Pesquisa mostra influência do comércio no PIB

No último trimestre do ano passado, o comércio registrou crescimento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2011. O desempenho foi bem acima da média nacional, que foi de 1,2%. É o que mostra o Índice de Desenvolvimento Econômico do DF, divulgado nesta sexta-feira (25), pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Segundo a pesquisa, esse comportamento do comércio pode ser explicado pelo crescimento em volume de vendas, ocasionado pela redução do IPI, que alavancou a comercialização de carros novos e eletrodomésticos da linha branca.

No desempenho econômico geral, o crescimento registrado no DF foi de 3%, enquanto a média nacional foi de 0,9%. Entre os setores que cresceram, o de maior desenvolvimento foi o de Serviços, representando 92,96% de toda a atividade econômica da capital, com alta de 3,2% comparado ao mesmo período de 2011. Dentro do setor de Serviços, a administração, saúde e educação públicas representam 58,55%. Em segundo lugar vem a atividade industrial, com peso de 6,8% no PIB local e crescimento de 2,4% na comparação anual.

Fazem parte do setor a indústria de transformação, que cresceu 7,6%, e a de construção civil, que apresentou queda de 1,1%. Em último lugar ficou o setor agropecuário, que representa 0,47% do PIB local.

 

Foto: Joel Rodrigues

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo