• 13/12/2012
Violência contra comércio cresce em 2012

Em um ano, a violência contra o comércio do Distrito Federal aumentou mais de 24%, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Desde o início de 2012 até o mês de setembro, foram registradas 1.924 ocorrências de roubos e furtos no comércio da cidade. Ano passado, até o mesmo período, esse número era de 1.551 registros. De acordo com a SSP, na última década, os roubos em comércio na capital federal aumentaram 35,1%. O número saltou de 1.757 ocorrências em 2000 para 2.375 em 2009. Até o nono mês deste ano, a região administrativa que apresentou maior taxa de violência contra o comércio foi Samambaia, com 191 casos registrados.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF alerta que os comerciantes estão com medo, pois se sentem a mercê do crime. Os micros e pequenos empresários são os mais prejudicados com os seguidos roubos contra o comércio de Brasília, alguns são obrigados a fechar o estabelecimento mais cedo para não serem assaltados.

As paralisações agravaram ainda mais a situação. Somente neste ano, a Polícia Civil do Distrito Federal realizou três greves, sendo que uma delas foi a maior da história da categoria. Foram 82 dias de greve, o que prejudicou a segurança da população no decorrer de todo o ano.

Foto: Joel Rodrigues