Redes sociais :
  • Adilson
  • 24/08/2012
Projeto prevê cobertura para prédios comerciais

Revitalizar as quadras comerciais da Asa Norte sem prejudicar o tombamento da cidade é um projeto do arquiteto Antonio Eustaquio Santos e da artista plástica Gitte Storm. Há dois anos, o casal de sócios apresentou na Secretaria de Habitação (Sedhab) uma proposta de reabilitação do comércio local da Asa Norte, com a sugestão de construção de um terceiro pavimento, cobertura, nos edifícios mais antigos.

O projeto surgiu porque, segundo Antonio Eustaquio Santos, hoje existe uma difereça de área de construção entre os prédios novos e os antigos. Os primeiros edifícios construídos na Asa Norte têm 1.076 metros quadrados de área existente, contra 1.476 metros quadrados das edificações de hoje. “A proposta permite um ganho de 400 metros quadrados para a valorização dos prédios e não vai ferir o projeto inicial do urbanista Lúcio Costa”, explica. Ele lembra que ainda há o lado econômico do projeto: com o valor do metro quadrado a R$ 4 mil na Asa Norte, o imóvel valorizaria mais de R$ 1,5 milhão com a obra.

“Nas quadras 312 e 403 Norte já existem prédios com três andares. O que fere o tombamento é a escala e não o design”, argumenta o arquiteto. A Sedhab ainda não se manifestou sobre o assunto.

Foto: Joel Rodrigues

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo