• 15/08/2012
Taguatinga é lider em empresas individuais no DF

O Distrito Federal tem hoje em torno de 50 mil empreendedores individuais. De acordo com dados da pesquisa que traça o perfil da categoria, realizada no período de janeiro a maio de 2012, com dados extraídos do Cadastro Nacional de Clientes do Sebrae, Taguatinga é a cidade com o maior número de empresas individuais (2.602), seguida de Ceilândia (2.343) e Brasília (1.680).

Em relação as atividades econômicas, o Sebrae no DF registrou 161 tipos diferentes de ocupações. Destacando- -se a atividade de cabeleireiro, com 1.675 empresas. Isso significa 11,8% de participação. O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios tem 1.498 empresas (10,6%) e em terceiro lugar vem os restaurantes e estabelecimentos ligados aos setor de alimentos e bebidas, com 910 empresas (6,4%). “Para estes profissionais, a formalização garante diversas garantias e direitos. Benefícios como cobertura previdenciária, segurança jurídica e registro do CNPJ, entre outros”, afirma o presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, que foi o relator no Senado da Lei Complementar nº 128, que criou a figura do Empreendedor Individual. Ainda segundo o Sebrae no DF, em 2012, os homens responderam por 52% e as mulheres por 48% do total de empreendedores individuais.

Foto: Joel Rodrigues