Redes sociais :
  • Adilson
  • 25/07/2012
Número de endividados sobe, mas inadimplência cai

O número de endividados aumentou em julho pelo segundo mês consecutivo, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (24) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros subiu de 57,3% em junho para 57,6% em julho.

Por outro lado, a pesquisa mostrou um recuo na inadimplência. O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu para 21% em julho, após ficar em 23,2% em junho. Em igual mês do ano passado, a inadimplência era de 23,7%. A economista da CNC Marianne Hanson afirma que, apesar da ligeira piora na percepção em relação ao endividamento, o número de famílias que declararam ter contas ou dívidas em atraso recuou pelo segundo mês consecutivo. “A tendência de queda dos spreads bancários e o mercado de trabalho ainda aquecido proporcionaram uma melhora nos indicadores de inadimplência da pesquisa”, diz.

O número de famílias que não tem condições de pagar suas dívidas em atraso também caiu. Baixou para 7,3% do total em julho, ante 7,5% em junho, de acordo com o levantamento.

 

 

Foto: Divulgação/CNC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo