• 22/05/2012
Comércio e serviços apresentam queda nas vendas

Os setores de comércio e serviços do Distrito Federal apresentaram retração em abril na comparação com março. O comércio teve uma redução de 0,30% nas vendas. Já o setor de serviços apresentou queda de 5,27%.

É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Instituto Fecomércio. Essa redução nas vendas no terceiro mês do ano era esperada pelos empresários. “Em abril, tivemos o feriado da Semana Santa e por isso muita gente saiu da cidade. Além disso, é um mês que não movimenta tanto esses setores como em maio, que tem o Dia das Mães”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

As quedas mais significativas no comércio em abril, na comparação com março, foram observadas nos segmentos de Floricultura (-22,50%); Material de Construção (-7,54%); Utilidades Domésticas (-7,35%); e Óticas (-5,58%).

No setor de serviços, as maiores quedas em abril, na análise com o mês anterior, foram registradas nos segmentos de Auto-Escola (-26,65%) e Petshop (-11,33%). A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae.

Foram consultadas 600 empresas, sendo 526 do comércio e 74 de serviços. A coleta de dados foi realizada entre os dias 7 e 11 de maio.

Foto: Joel Rodrigues