Redes sociais :
  • Adilson
  • 01/03/2012
Consumidor está menos endividado

Após uma leve alta em janeiro, o percentual de famílias endividadas caiu em fevereiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta quarta-feira (29). Numa amostragem de 18 mil consumidores entrevistados para a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o porcentual de famílias que se declararam endividadas caiu de 58,8% em janeiro para 57,4% em fevereiro.

O nível de endividados no segundo mês de 2012 também se encontra abaixo do apurado em fevereiro de 2011 (65,3%). Para a entidade, isso indica maior cautela das famílias quanto ao endividamento, com ritmo menor de consumo. Porém, o porcentual de famílias com contas em atraso saltou de 19,9% para 20,5% de janeiro para fevereiro.

A fatia das famílias que não terão condições de pagar suas dívidas também teve alta, de 6,9% para 7,3%. Em fevereiro do ano passado, a fatia de pesquisados que admitiram não ter condições de pagar suas contas era maior (7,7%).

Para a CNC, os gastos extras de início de ano, como pagamento de impostos e reajustes em mensalidades escolares, podem ter contribuído para o cenário de leve piora na inadimplência. O cartão de crédito ainda é modalidade preferencial entre os endividados.

Foto: Ascom/CNC.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo