• 28/02/2012
Brasília inserida na rota dos eventos

Brasília tem contribuído de forma significativa para o aquecimento da economia brasileira com os eventos realizados na cidade.Segundo o International Congress and Convention Association (ICCA), em 2008 a capital se firmou no ranking divulgado anualmente como a quarta cidade brasileira que mais sediou congressos internacionais. O DF conta hoje com cerca de 460 espaços para a realização de eventos.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do DF (Sindeventos/ DF), Francisco Maia, somente o Ministério da Saúde gastou em 2011 mais de R$ 70 milhões com eventos na capital federal. “A grande demanda é por parte dos órgãos públicos e do próprio Governo Federal. Eles investem pesado nesse setor e isso consolida as empresas dessa área na cidade”, afirmou.

Na opinião do presidente do Sistema Fecomércio-DF (Federação, Instituto, Sesc e Senac), Adelmir Santana, os eventos também proporcionam lucros para outros setores. “Com a promoção de eventos na capital, consequentemente mais turistas passarão pela cidade. Isso reafirma que Brasília está inserida na rota de grandes congressos e feiras, o que antes era dominado por Rio de Janeiro e São Paulo”, concluiu.

Foto: Joel Rodrigues