• 16/02/2012
Brasil é o mais lento para abertura de empresas

Em média, leva-se 120 dias para abrir uma empresa no Brasil. Esse prazo, apesar de ter sido reduzido em 20% nos últimos cinco anos (era de 152 dias), ainda está entre os maiores do mundo, de acordo com dados do Banco Mundial. Trata-se de um recorde nada favorável para o País.

Na opinião do presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana, esse atraso dificulta a criação de novos empreendimentos. “É imprescindível que haja um esforço conjunto das entidades responsáveis pela formalização de novas empresas para que o processo seja mais ágil. Dessa forma, daremos um grande passo e acompanharemos outros avanços obtidos desde a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, destaca.

Em número de procedimentos, segundo o Banco Mundial, o Brasil exige 13 (antes exigia 17) para a abertura de uma empresa, como registro na Receita Federal e na Junta Comercial, além de inscrição na Previdência e obtenção de alvará de funcionamento, entre outros.

A burocracia empurra o Brasil para o 179º lugar no ranking global com 183 países. Estamos em último entre os emergentes chamados Brics, grupo que inclui ainda Índia (29 dias), Rússia (30), China (38) e África do Sul (19 dias). Na China, abrir um negócio custa um sétimo do preço que é praticado no Brasil.

Foto: Joel Rodrigues