• 14/02/2012
Sindiatacadista reivindica equidade tributária

O Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF) organizou na segunda-feira (13) uma carreata com mais de 700 caminhões e 150 carros com o objetivo de chamar a atenção da população para as dificuldades que o setor enfrenta. Segundo o sindicato, a carga tributária é muito alta e, dessa forma, as empresas do DF não conseguem competir com os outros estados. Ano passado, o governo local sancionou a Lei nº 4.731 – norma que institui o Programa de Fomento à Atividade Atacadista (Proatacadista), cujo objetivo é estimular o desenvolvimento da atividade.

Entretanto, de acordo com o presidente do Sindiatacadista, Fábio de Carvalho, o programa não resolve o problema da equidade tributária. “A questão é que o Goiás paga 7% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a gente terá que pagar 12%”, declarou. Carvalho ainda afirma que se o governo não fizer nada, os atacadistas brasilienses terão que deixar a cidade ou mesmo fechar os estabelecimentos. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, apóia o sindicato na luta pela redução do ICMS. “O Sindiatacadista não está sozinho nesta luta por melhores condições tributárias. Tem o apoio dos seus pares que formam a Fecomércio”, aponta Santana.

Foto: Joel Rodrigues