• 03/02/2012
Editoras atrasam entrega de livros para papelarias

Fevereiro chegou e com ele o período de aquisição de material escolar. No entanto, alguns pais estão tendo dificuldades em garantir os livros didáticos dos filhos. Isso porque algumas editoras não estão cumprindo com o prazo de entrega, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal (Sindipel-DF), José Aparecido da Costa Freire.

“Sou dono de cinco livrarias e sei dos problemas atípicos da falta de livros. Fiz um levantamento em algumas livrarias e pude comprovar as dificuldades”, afirma José Aparecido da Costa Freire. O presidente do Sindipel explica que as editoras fazem a divulgação dos livros entre agosto e outubro.

Em novembro, é feita a adoção dos materiais pelas escolas. Em seguida, é enviada a lista aos pais e livrarias. Entretanto, os pedidos feitos no ano passado ainda não chegaram aos estabelecimentos. “Essa é uma dificuldade geral no DF”, comenta Freire.

Ainda de acordo com ele, o sindicato encaminhou uma carta para 16 editoras cobrando os títulos faltosos. “Na negociação ficou decidido que até o dia 15 de fevereiro os pedidos seriam entregues”, completa. As editoras alegam que os livros em falta foram para a reimpressão e o material reformulado ainda não ficou pronto.

Foto: Joel Rodrigues