• 24/01/2012
Feriados podem beneficiar alguns setores

O ano de 2012 ainda reserva para os brasileiros sete feriados nacionais e oito pontos facultativos, sem contar datas estaduais ou municipais. Além do Carnaval, o Dia do Trabalhador e o Natal cairão numa terça-feira, a Proclamação da República e o Corpus Christi serão numa quinta-feira. Os possíveis finais de semana prolongados beneficiarão algumas atividades do comércio.

Na avaliação do presidente em exercício do Sistema Fecomércio-DF, Miguel Setembrino, os feriados provocam poucas alterações. “Os feriados prolongados interferem pouco na rotina dos comerciantes do Distrito Federal, mesmo porque a compra pode ser residual. Se não comprar hoje, deixa para o outro dia”, aponta Setembrino.

Os trabalhadores também não saem no prejuízo. “Sempre há uma compensação para as pessoas que trabalham nos feriados. Seja por reembolso ou banco de horas, o Sindicato dos Comerciários compensa o dia trabalhado”, complementa.

O presidente do Sindicato das Locadoras de Veículos do DF (Sindloc), Artur César Pinheiro Silva, é otimista. Segundo ele, as locadoras de veículos aumentam em 25% o faturamento normal das lojas nos feriados prolongados. “Normalmente, nós alugamos carros para executivos, mas nos feriados muitos turistas querem conhecer a capital. Então acabamos trabalhando mais, em escala de plantão”, diz.

Foto: Joel Rodrigues