• 04/01/2012
Empresário está mais confiante, mostra CNC

A confiança do empresário do comércio fechou o ano de 2011 com seu maior nível na série histórica. Segundo estudo divulgado nesta terça-feira (3), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) chegou a 130,6 pontos em dezembro.

O resultado superou o mês de novembro em apenas 0,1 ponto, mas é o nível mais alto apresentado desde março de 2011. Segundo a CNC, a sazonalidade positiva das vendas de final de ano foi o motivo principal desse aumento.

Já as expectativas dos comerciantes com relação as suas empresas, à economia e ao setor de varejo registraram queda de 1,5%, porém fecharam o ano em patamar bem elevado (159,2%). Um dos três componentes do ICEC, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), registrou a maior alta em dezembro (2,2%), o equivalente a 115,8 pontos.

A região nordeste do país foi apontada como a localidade onde os empresários estão mais confiantes (137,4 pontos). O norte ficou com o segundo lugar (135,8 pontos), seguido pela região Sul (130,5 pontos), Sudeste (127,3 pontos) e Centro-Oeste (127,2 pontos).

Foto: Joel Rodrigues