• 22/12/2011
Desemprego no DF é o menor desde 1992

A taxa de desemprego no Distrito Federal passou de 12,2% em outubro para 11,9% em novembro. É a menor taxa de desemprego registrada desde o início da série histórica, em 1992.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quarta-feira (21), foi elaborada pela Codeplan, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com a Secretaria de Trabalho (Setrab) e com o Ministério do Trabalho (MTE).

A população desempregada no DF em novembro foi de 168 mil pessoas, quatro mil a menos em relação a outubro. Esse resultado decorre do número de pessoas que deixaram o mercado, uma vez que não foram gerados novos postos de trabalho. Já o nível ocupacional manteve-se estável em novembro.,/p>

O setor de Administração Pública teve desempenho positivo, crescendo 4,6% e gerando 9 mil ocupações. Foi seguido por Serviços (0,5%, ou 3 mil).O Comércio, no entanto, teve recuo de 2%, o equivalente a 4 mil postos de trabalho a menos. Também tiveram resultado negativo a Indústria (7,7%, ou 4 mil postos de trabalho), Construção Civil (4,2%, ou 3 mil).

Foto: Joel Rodrigues