• 05/12/2011
Redução do IPI aquece economia do DF

Os empresários do comércio varejista brasiliense consideraram positiva a decisão do governo de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a chamada linha branca (eletrodomésticos como geladeira, fogão e máquina de lavar).

“A decisão favorece o aumento das vendas de final de ano, além de estimular a aquisição de produtos importantes pelas classes menos favorecidas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Antônio Augusto de Moraes, concorda. Ele acredita que a medida veio em boa hora. “A decisão de redução dos IPIs de produtos da linha branca irá incrementar as vendas para o mês de dezembro, superando nossa projeção anterior de 6% de aumento. Esse crescimento nas vendas pode chegar a 7,5% agora no fim do ano”.

O presidente do Sindicato dos Supermercados do DF (Sindsuper), Tadeu Peron, também comentou a decisão. “Acho que as medidas foram boas, embora ainda poucas. O governo pode fazer mais na área de alimento, que é altamente taxada no País. Esperamos um trabalho direcionado, pelo menos, para a cesta básica ou alimentação em geral, diminuindo a tributação”.

Foto: Joel Rodrigues