fbpx

Workshop do Instituto Fecomércio reúne dezenas de lojistas no Conjunto Nacional

Com o intuito de apresentar dicas aos empresários de como se comportar em relação a preços, promoções e atendimento durante datas importantes para o comércio, como o Dia dos Namorados, o Instituto Fecomércio realizou na tarde desta terça-feira (24), no Conjunto Nacional, a terceira edição do Workshop Conjuntural 2016. A palestrante do encontro e consultora do IF Andrea Antinoro mostrou aos lojistas a realidade econômica do Distrito Federal.

ra

A diretora executiva do IF-DF, Elizabet Campos, explicou que em momentos de crise é importante estudar a conjuntura econômica e entender um pouco sobre o comportamento dos clientes para melhorar os índices de vendas. “Compartilhar esse trabalho analítico do Instituto com todos vocês é uma ótima oportunidade. Dados estratégicos precisam ser divulgados para que o empresário possa extrair a melhor informação e alavancar o seu negócio”, disse Elizabet. “Essa é a terceira experiência que estamos tendo com o encontro, o próximo será em julho, para mostrarmos os dados do Dia dos Pais aos empreendedores”, informou.

A palestrante Andrea Antinoro começou a sua explicação falando um pouco da atual realidade econômica do Distrito Federal, usando dados da Pesquisa Conjuntural, realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio-DF. Ela demonstrou os dados de vendas no comércio no mês de abril que teve uma retração de -5,04% e em serviços -2,85%. Segundo ela, o comportamento das vendas influencia o mercado de trabalho. Porém, de forma diferente nos setores de serviços e comércio.

“É natural que tenhamos uma queda de emprego quando observamos uma retração nas vendas, o que acontece com mais frequência no comércio. Já o segmento de serviços não tem uma relação diretamente proporcional às vendas, mas acompanha alguns movimentos mais econômicos e tributários”, informou Andrea. A pesquisa do IF demonstra que o desempenho do mercado de empregos no setor de comércio caiu -3,34% em relação a março, e serviços teve acréscimo de 3,44%.

A consultora ressaltou ainda que no setor de comércio, no mês de abril, o segmento que teve maior destaque foi o de padaria e confeitaria, com elevação de 5,41% nas vendas, seguido pelo setor de informática que cresceu 2,99%. Já no setor de serviços, o segmento que teve destaque pelo segundo mês seguido foi o de capacitação e treinamento. “Temos percebido, de fato, que as empresas têm se preocupado com a melhora de sua performance de venda e atendimento. O que ocorre é que a crise econômica se mostrou um verdadeiro barco de oportunidades para a área de treinamento que tem aproveitado o momento de maneira eficiente, pois se mantém no topo dos índices de venda pelo segundo mês consecutivo”, informou.

Em relação aos dados da expectativa para o Dia dos Namorados 2016, o terceiro maior período de vendas para o setor produtivo, a analista disse que os números da pesquisa do Instituto Fecomércio mostram que o consumidor está disposto a gastar no período. “A maioria dos entrevistados pretende comprar presentes para o namorado. Um total de 56,5% responderam que tem intenção de compra. Entretanto, 46,8% dos lojistas estão pessimistas com a data. É importante mudar essa visão do empresário, se o consumidor entra na loja e vê esse desanimo ele simplesmente vai embora. Acima de tudo é importante ter uma dose de otimismo para alavancar as vendas”, disse.

A consultora do Instituto Fecomércio também deu dicas para que o empreendedor mantenha sua loja limpa, com climatização para receber bem o cliente que gosta de conforto. “Ter cuidado com a vitrine, organizar o estoque, potencializar o visual da loja, se preocupar com a apresentação do vendedor, reparar se eles está bem vestido e arrumado. Tudo isso pensando na experiência de compra do cliente. O comércio precisa dar essa qualidade e satisfação ao consumidor”, concluiu.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.