O vendedor brasileiro parece não estar muito feliz na hora de atender o cliente. É o que mostra pesquisa que avaliou a qualidade do atendimento aos compradores ao redor do mundo. Segundo a análise, o Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking que mede a quantidade de atendimentos iniciados com um sorriso. Os dados foram levantados pela companhia sueca Better Business World Wide, em parceria com a brasileira Shopper Experience.
De todos os atendimentos avaliados no Brasil, 79% começaram com um sorriso do vendedor. O número está bem longe do alcançado pelos irlandeses, que lideram a lista com 97% de atendimentos sorridentes. De toda a lista, os brasileiros ficaram em 15º lugar, à frente apenas do Japão, que teve uma marca de 74%.
Além da simpatia, a pesquisa avaliou o índice de vendas adicionais conquistadas pelos vendedores. E mais uma vez o Brasil ficou perto da lanterna. Enquanto a média dos países foi de 52% de vendas adicionais, por aqui o número ficou em 37%, mais uma vez à frente apenas do Japão. O campeão neste quesito foi Honduras, onde 97% dos atendimentos geraram compras adicionais.