fbpx

Vendas para o Dia das Crianças no DF serão menores do que no ano passado

Os comerciantes do Distrito Federal não estão confiantes com o Dia das Crianças. Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio-DF revela que os empresários esperam uma queda de 0,03% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O estudo foi elaborado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, com 236 empresários de vários segmentos.

Entre os empresários entrevistados, 71,02% declararam expectativa pessimista para as vendas no Dia das Crianças em 2015, afirmando que esperam que as vendas sejam menores ou no máximo iguais as do ano passado. Apenas 28,81% disseram que aguardam vendas maiores do que as de 2014, quando era esperado um crescimento de 17,94%. No entendimento do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, a expectativa pessimista para o Dia das Crianças confirma a descrença dos empreendedores com o atual cenário econômico brasileiro. Ele afirma ainda que os consumidores veem perdendo poder de compra a cada mês.

“A conjuntura econômica que o País atravessa diminuiu muito a confiança do empresário. Aliado a isso, os consumidores estão evitando compras a prazo em função da restrição do crédito e das altas taxas de juros praticadas”, explica Adelmir Santana. “Outro fator que justifica a baixa expectativa para a data é que as classes C, D e E estão perdendo poder de consumo e voltando ao estágio anterior, com a priorização de itens do consumo essencial”, conclui.

Entre os empresários otimistas estão os de Loja de Brinquedos, que esperam uma expansão de 10,17% nas vendas; Material Esportivo (6,20%); Perfumaria (2,40%) e Calçados e Acessórios (2,10%). Já os segmentos que esperam queda nas vendas em relação ao ano passado são: Supermercados/Hipermercados (-8,67%); Loja de Departamento (-7,50%); Livraria (-5,0%); Chocolataria (-3,33%); Loja de Artigos para Presente (-3,20) e Vestuário (-2,89).

O preço médio do presente para o dia das crianças foi estimado em R$ 80,68. No ano anterior, o mesmo valor foi estimado em R$ 120,10 (não aplicada correção pela inflação). O levantamento do Instituto Fecomércio constatou ainda que apenas 15,3% dos entrevistados declararam que devem ampliar seus estoques, este mesmo indicador no ano anterior foi medido em 50,4% e em 2013 foi medido em 68,8%.

Já em relação às estratégias de vendas o levantamento constatou que a maioria dos lojistas (55,1%) utilizarão promoções específicas para o Dia das Crianças com a intenção de atrair consumidores. Desse total, 76,9% oferecerão liquidação e descontos e 20,8% investirão em propaganda.

Consumidor

A maioria dos consumidores brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia das Crianças. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. O levantamento ouviu 403 pessoas. De acordo com o estudo, 54,8% dos entrevistados têm a intenção de presentear as crianças, 38% não comprarão nada e 7,2% ainda não sabem se gastarão com presentes.

A maioria dos consumidores que irão às compras pretende gastar com brinquedos (71,9%); Vestuário (19,9%); Calçados (14,6%); Celular (5%); Tablet (5%); Chocolate (4,5%); Livros (3,6%); Artigos esportivos (3,6%); Videogame (3,2%); Perfume (0,9%).O preço médio ficará em R$ 197,71 por presente. A maioria pretende pagar em dinheiro (69%), seguido por pagamento em cartão de crédito (31%) e cartão de débito (17,7%). O preço e as promoções são os atrativos de maior poder sobre os consumidores.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.