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Vendas nos setores de comércio e serviços do DF tiveram queda de -0,79% em julho

As vendas nos setores de comércio e serviços do Distrito Federal apresentaram (juntos) queda de -0,79% em julho de 2016 na comparação com junho. Observando isoladamente, o comércio registrou pequena alta de 0,14% e serviços teve queda de -3,11%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae. Entre os 26 segmentos pesquisados, 16 tiveram variação negativa de vendas, ou seja, 61% dos segmentos avaliados tiveram redução de faturamento em julho.

shutterstock_137446214O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, aponta que nos sete primeiros meses de 2016, apenas no mês de junho foi constatado um resultado positivo em relação ao desempenho dos setores de comércio e serviços, sendo que em todos os demais meses houve retração. “O setor de comércio vem recuperando fôlego nas vendas saindo de um patamar muito negativo para um indicativo de estabilidade, com tendência de crescimento”, explica Adelmir.

Entre o segmentos do comércio que registraram queda em julho estão: Auto Peças e Acessórios (-9,97%); Cosmético e Perfumaria (-8,66%); Suprimento de Informática (-7,65%); Minimercados, Mercearias e Armazéns (-5,47%); Joalheria (-5,16%); Calçados (-3,05%); Vestuário e Acessórios (-2,37%); Padaria e Confeitaria (-2,23%) e Ótica (-0,31%). Os que apresentaram crescimento nas vendas foram: Comércio Varejista de Bebida (16,66%); Farmácia (10,78%); Material de Construção (9,69%); Móveis (3,66%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (3,06%); Papelaria e Livraria (1,55%); Cama, Mesa e Banho (0,78%); Ferragens e Ferramentas (0,03%).

No setor de serviços a maioria dos segmentos apresentou queda nas vendas, entre eles: Atividades de Contabilidade (-12,03%); Promoção de Vendas (-10,64%); Cabeleireiros (-6,49%); Organizações de Feiras, Congresso e Festas (-5,37%); Manutenção e Serviços em TI (-4,23%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-2,08%); Sonorização, Fotografia e Iluminação (-1,80%). Os únicos que registraram alta nas vendas em julho foram os segmentos de: Capacitação e Treinamentos (2,97%) e Atividades de Condicionamento Físico (0,75%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi novamente o mais utilizado nas compras pelos brasilienses no mês de julho. No comércio e serviços, a modalidade respondeu por 46,34% e 43,03% do volume de negócios, respectivamente. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 17 segmentos do comércio varejista e nove segmentos de serviços.

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