fbpx

Vendas nos setores de comércio e serviços do DF tiveram leve alta de 0,20% em junho

Salao-1As vendas nos setores de comércio e serviços do Distrito Federal apresentaram alta de 0,20% em junho de 2016 na comparação com maio. Observando isoladamente, o comércio registrou retração de -0,17% e serviços teve aumento de 1,11%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae. Entre os 26 segmentos pesquisados, 11 tiveram variação negativa de vendas, ou seja, 42% dos setores avaliados tiveram redução de faturamento em junho.

Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, esse resultado demonstra a desaceleração da queda nas vendas, com sinais de recuperação quando observados serviços e comércio isoladamente. “O setor de comércio vem recuperando fôlego nas vendas gradativamente, apresentando maior estabilidade. O setor de Serviços ainda não encontrou a sua estabilidade, apresentando tendência de novos picos de altas e baixas no faturamento. Dessa forma, devemos observar o próximo trimestre para avaliar se houve uma retomada de fato”, explica Adelmir.

Entre o segmentos do comércio que registraram queda nas vendas em junho estão: Ferragens e Ferramentas (-10,22); Cama, Mesa e Banho (-5,32%); Minimercados, Mercearias e Armazéns (-5,02%); Comércio Varejista de Bebida (-4,90%); Material de Construção (-4,32%); Móveis (-3,45%); Farmácia (-2,88%); Ótica (-1,77%); Papelaria e Livraria (-0,50%). Os que apresentaram crescimento nas vendas foram: Vestuário e Acessórios (12,00%); Suprimento de Informática (9,76%); Auto Peças e Acessórios (8,42%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (6,19%); Calçados (6,05%); Cosmético e Perfumaria (4,37%); Joalheria (3,11%); Padaria e Confeitaria (1,34%).

No setor de serviços a maioria dos segmentos apresentou crescimento nas vendas, entre eles: Cabeleireiros (11,33%); Atividades de Contabilidade (8,45%); Organizações de Feiras, Congresso e Festas (4,12%); Promoção de Vendas (1,71%); Manutenção e Serviços em TI (1,33%); Sonorização, Fotografia e Iluminação (0,26%) e Capacitação e Treinamentos (0,20%). Os únicos que registraram queda em junho foram os segmentos de Atividades de Condicionamento Físico (-2,64%) e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-0,94%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras pelos brasilienses no mês de junho. No comércio e serviços, a modalidade respondeu por 50,14% e 39,90% do volume de negócios, respectivamente. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, dentro de 17 segmentos do comércio e 9 segmentos de serviços.