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Vendas no varejo registraram alta em novembro de 2019, mas ficaram abaixo do esperado

As promoções da Black Friday impulsionaram as vendas do comércio varejista em novembro de 2019, que teve alta de 0,6%, na comparação com outubro. É o que mostram dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado corresponde a 7º alta mensal consecutiva do setor. Já na comparação com novembro de 2018 houve crescimento de 2,9%, oitava taxa positiva seguida nessa comparação. Apesar disso, nas duas comparações os resultados ficaram abaixo do esperado pelo mercado. Pesquisa da Reuters com analistas estimava avanços de 1,1% na comparação mensal e de 3,8% sobre um ano antes.

No acumulado no ano, o avanço das vendas do comércio chega a 1,7%. Em 12 meses, no entanto, a alta acumulada passou de 1,8% em outubro para 1,6% em novembro, o que sinaliza “perda de ritmo nas vendas”, segundo o IBGE. Neste cenário, a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) reduziu a expectativa de fechamento das vendas no varejo ampliado em 2019 de +4,3% para +4,0%, bem como reavaliou de +5,5% para +5,4% sua expectativa para o ano de 2020.

Entre as 8 atividades pesquisadas, 4 tiveram crescimento, sendo que três delas foram diretamente influenciadas pelas promoções da Black Friday ocorridas em novembro, segundo o IBGE: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1%); e móveis e eletrodomésticos (0,5%). Por outro lado, houve queda em novembro nas vendas dos segmentos de tecidos, vestuário e calçados (-0,2%) e combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

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